História da RGB

A Rede Governança Brasil foi criada por João Augusto Ribeiro Nardes juntamente com o seu assessor, Luís Afonso Gomes Vieira, e sua filha, Cristiane Nardes Farinon, em sete de julho de 2019. O primeiro encontro do grupo foi realizado no dia vinte sete de agosto do mesmo ano, em Brasília. Na ocasião, havia poucos integrantes.

 

A RGB surgiu de um propósito maior e senso de urgência sobre a necessidade de uma implementação efetiva da boa governança no âmbito da administração pública. Augusto Nardes sentiu que somente o seu trabalho, na tentativa de disseminar as boas práticas de governança pelo Brasil, batendo de porta em porta nos órgãos públicos, governos e prefeituras e fazendo palestras para sensibilizar as autoridades, além dos livros publicados sobre o tema, não eram suficientes, precisava de uma rede de contatos que apoiasse a causa junto com ele. Foi com esse propósito que foi fundada a Rede Governança Brasil, a fim de ganhar capilaridade no país, chegar aos estados e municípios com a metodologia.

Nardes notou, ao longo da sua jornada, que, muitas pessoas, inclusive ele, enfrentavam diariamente o desafio de trabalhar com governança e integridade. Foi nessa busca diária que as pessoas interessadas em entrar para o movimento foram surgindo, uma pessoa foi passando a mensagem para a outra, e assim a rede foi crescendo de forma rápida.

Hoje a RGB está presente em 21 estados, tendo quase 200 voluntários trabalhando de forma colaborativa por um país melhor.  Todos os colaboradores passam por um filtro, em que é avaliado se os interessados em participar possuem mesmo ligação forte com a governança e, principalmente, se poderão contribuir para os trabalhos voluntários, pois isso requer investir um certo tempo e dedicação.

Ainda hoje a RGB com todos os seus voluntários vem realizando trabalho memorável para sociedade, convergindo seus esforços em tornar a administração pública mais íntegra e eficiente, todos os dias, seus colaboradores trabalham para transformar o Brasil.

Quem Somos

SOMOS uma REDE colaborativa e qualificada tecnicamente, composta por servidores públicos, gestores e técnicos, professores, especialistas e sociedade, que de forma conjunta trabalham em prol da Governança na Administração Pública.


Está em nosso DNA o trabalho colaborativo, pois queremos promover uma sociedade brasileira mais próspera e íntegra por meio da promoção dos mecanismos de Governança Pública: Liderança, Estratégia e Controle.

 

Somos um time otimista que trabalha pelo BRASIL. Colaboradores, técnicos e gestores, profissionais oriundos de diversas áreas, tornando-nos uma equipe multidisciplinar e de servidores de todas as esferas: Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

 

Acreditamos e lutamos por um país melhor. Da Governança à Esperança!

Nossa Visão

Ser reconhecida como uma entidade que fomenta a implantação da Governança Pública no Brasil de forma íntegra, ética, transparente e com foco na entrega de valor à sociedade, contribuindo para um país mais competitivo e desenvolvido socialmente e economicamente de maneira sustentável.

Nossa Missão

Disseminar a Governança Pública no Brasil e na América Latina, com integração, estimulando a implantação da política em todas as esferas: Federal, Estadual, Distrital e Municipal, e também nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Trabalhamos para transformar a Administração Pública.

Nosso Propósito

Promover um Estado que execute suas políticas públicas baseadas em entregas eficientes, eficazes e efetivas à sociedade, capaz de disseminar as boas práticas de Governança Pública de forma próspera à Administração Pública.

Nossos Valores

I - Proativismo: Comprometimento com a capacitação de agentes públicos, o desenvolvimento e a disseminação das boas práticas de governança em todos os entes federados, órgãos, secretarias, autarquias, fundações etc;

 

II -  Independência: Soberania nos princípios, zelo pela imagem e imparcialidade em face de quaisquer grupos de interesse;

 

III - Diversidade: Valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões;

 

IV - Colaborativismo: Os participantes da Rede de Governança BRASIL trabalham de forma colaborativa, prezando pelo espírito cooperativo para promover de forma institucional as boas práticas de Governança Pública; e 

 

V - Coerência: Harmonia entre os princípios da Governança Pública, confiabilidade, transparência, integridade, prestação de contas (accountability), capacidade de resposta e melhoria regulatória.

Nosso Código de Conduta

Breve: link para baixar em PDF os planos de ações.

Planos de Ação

Breve: link para baixar em PDF os planos de ações.

Coordenação

A ordenação para o desenvolvimento do Brasil será constituída não de um único ato normativo, mas por meio de ação e coordenação, que em conjunto serão trarão de volta a esperança.

O nosso trabalho é organizado por meio de câmaras e comitês:

Câmara_Interface_Brasil.jpeg
Câmara Eventos e capacitação.jpeg
Câmara PL.jpeg
Comitê Governança na Prática.png
Comitê Anticorrupção.png
Comitê_Gestão_de_Riscos.png
Comitê_Controle_Externo.png
Comitê Inovação.png
Comitê_Desenvolvimento_Sustentável.jpe
Comitê Educação.png
Comitê Saúde.png
Comitê_Estatais.png
Comitê_Infraestrutura_e_Logística.png
Comitê Administração.png
GT_Site_e_Mídias.png
GT Estudos.png
GT_Imprensa_e_Comunicação.png
GT_Cartilha_da_Governança.jpeg
GT_Relatórios_de_Gestão.png
GT_Voluntários.png
GT Produção de Relarório Anual.png
GT Agenda.png

Principal

Onde Estamos

Fale Conosco

Marcos Mattos, Coordenador-Geral da RGB

Marcelo Becker, Secretário Executivo da RGB

  Todos os direitos reservados - Rede Governança Brasil